|
|
|
Cientista ambiental, especialista em energia, vem ao Brasil para lançar livro sobre como alcançar a eficiência energética no Planeta.
|
Livro defende uma alternativa coerente, capaz de eliminar o uso de petróleo, carvão e energia nuclear e que permita o uso eficiente da energia renovável. |
|
Em Reinventando o Fogo, livro que chega ao Brasil pela Editora Cultrix, o escritor e cientista ambiental Amory B. Lovins, que acumula mais de três décadas de experiência no tema, descreve o caminho para eliminar o uso de petróleo, carvão, e energia nuclear. Lovins reúne estratégias que permitem uma transição para o uso eficiente de energia renovável que utilizará um terço menos de gás natural e não exigirá grandes inovações.
O especialista estará no Brasil de 26 de março a 05 de abril para participar do lançamento do livro.
Segundo Lovins, há grande espaço para medidas de conservação e tecnologias alternativas, fundamentais para resolver tais problemas e permitir a manutenção das economias e estilos de vida naturais do mundo moderno. Tais alternativas variam no campo, das atividades industriais, da energia, do transporte, das edificações.
Entretanto, o especialista destaca que é preciso lidar com alguns obstáculos que ameaçam a sociedade em geral, entre eles destaca a falta de preparo dos líderes para lidar com a complexidade do tema; questões ligadas à estratégia energética de cada país, que requer planejamento em termos de décadas e as políticas públicas, bem como questões regulatórias que podem inviabilizar as inovações necessárias e retardar ou impedir o processo.
Crescimento
No caso dos EUA, por exemplo, Lovins afirma que, pelo menos 80% da capacidade energética dos EUA, pode ser gerada por meio de fontes renováveis de energia até 2050 e acrescenta que as alternativas adotadas resultarão em um crescimento da economia americana de até 158% - tudo isso, sem novos impostos federais ou subsídios.
Um dos pontos de partida do livro é como utilizar energia de uma maneira que se poupe dinheiro. “Mostramos como quadruplicar a energia de edifícios e como dobrar a produtividade da energia industrial. Ao produzir veículos eficientes, edifícios e fábricas sustentáveis, é possível poupar uma quantidade imensa de petróleo, carvão e gás natural” – defende o autor.
Exemplo
A indústria de automóveis é um belo exemplo. Segundo o especialista, a maioria das montadoras têm voltado as atenções a melhorias como reduzir peso e ganhar resistência. “Dois terços da energia necessária para mover o veículo são devido ao seu peso. Por que não pensar em estruturas de fibra de carbono? São mais seguras e leves - podem absorver 12 vezes o impacto de acidentes”. Lovins comenta que é possível ainda adicionar um componente elétrico como fonte de energia que além de oferecer energia limpa, baixará o custo de forma impressionante. “Recentemente, três montadoras alemãs anunciaram a adoção de fibra de carbono na produção de seus veículos nos próximos três anos: Volkswagen, Audi, BMW. Isso é muito empolgante” – comemora.
Dividido em seis partes, o livro é voltado ao público em geral e, especialmente, a profissionais interessados na construção de uma nova sociedade e de uma economia eficiente.
- Desfossilizando os combustíveis oferece uma visão geral da situação atual e mostra como o petróleo é caro e é desperdiçado o tempo todo nos Estados Unidos e como o país está viciado no combustível fóssil.
- Transporte: automóveis mais adequados. Uso mais inteligente mostra a eficiência da aplicação da fibra de carbono na produção dos automóveis. O material torna os veículos mais leves e viabiliza a adoção de energia elétrica a um custo acessível.
- Edifícios: projetos para uma vida melhor defende a importância da eficiência energética dos edifícios que necessitam de refrigeração para aquecimento. Com as alternativas, seria viável produzir um estoque 70% maior em 2050, mas que consumisse até 69% menos que o estoque atual.
- Indústria: refazendo o modo como fazemos as coisas: o especialista repensou o formato da indústria americana e defende que com uma linha de fundode US $ 900 bilhões, investimento que representa apenas um terço do potencial da eficiência energética da indústria americana, é possível fazer mudanças desde coisas básicas como a reciclagem até as mais elaboradas, como a ecologia industrial. São inúmeras ideias para atingir os cortes no consumo de energia.
- Eletricidade: reenergizando a prosperidade - essa parte apresenta quatro estágios favoráveis para a geração de eletricidade em 2050: Manter, Migrar, Renovar e transformar e mostra que futuramente a economia americana seria alimentada exclusivamente por fontes renováveis.
- Muitas escolhas, um futuro - responde uma série de dúvidas sobre como as alternativas apresentadas no livro podem ajudar nas questões econômicas e sociais do Planeta.
|
Sobre o autor
Considerado um dos principais e mais inovadores especialistas em energia e suas relações com economia, segurança, desenvolvimento e ambiente, Amory B. Lovins é cientista ambiental e escritor que atua como presidente e cientista chefe do Rocky Mountain Institute, uma organização independente dedicada à sustentabilidade, especialmente no setor de energia. Nas últimas quatro décadas tem aconselhado indústrias e grandes organizações, assim como departamentos de energia e defesa dos Estados Unidos. Seu trabalho em mais de 50 países lhe rendeu prêmios importantes como o Nobel Alternativo, Zaved, Blue Planet, Volvo, Onassis, Nissan, Shingo e Mitchell, títulos da MacArthur e da Ashoka, Heinz, Lindbergh, Time Hero for the Planet, National Design, World Technology, entre outros, além de onze doutorados honorários.
Sobre a Editora Cultrix
Fundada em 1956, a Editora Cultrix tem como objetivo lançar títulos voltados para a área de ciências sociais e humanas, especialmente literatura, linguística, sociologia, psicologia, administração e marketing. Hoje, figura entre as editoras que mais contribuem para o fortalecimento de uma cultura voltada à sustentabilidade.
A editora integra o Grupo Editorial Pensamento, nascido em 1907 e reconhecido pelo pioneirismo e inovação na seleção de temas e títulos para publicação. |